Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
 QUALIDADE DE VIDA
nation2.com

comunidades.net

PILATES

 

 

 

 

 

Saiba tudo sobre Pilates

 

 


Muitos já ouviram falar em Pilates, mas poucos sabem sua definição exata. Afinal, o que é Pilates?

 

Pilates é uma técnica de condicionamento físico criada pelo alemão Josefh Pilates, que trabalha o corpo e a mente, onde a respiração é sempre coordenada com o movimento. Os exercícios são disciplinados e direcionados, com a finalidade de fortalecer os ligamentos e as articulações, aumentar a flexibilidade e alongar o corpo. Existem algumas versões do Pilates: o Mat Pilates (Pilates de chão) e o Pilates Estúdio (com aparelhos).

Se o Pilates também trabalha mente, ele pode ser considerado uma atividade parecida com o Yoga?

Quando Joseph Pilates criou esses exercícios teve várias influências, entre elas, a Hatha Yoga. E, tanto no Pilates como na Yoga, trabalhamos a concentração, a consciência, o autocontrole, a respiração e o alongamento. As principais diferenças entre as duas técnicas estão na seqüência e na dinâmica dos exercícios.

Qualquer pessoa pode fazer Pilates?

Qualquer pessoa pode, sim, praticar o Pilates. A única recomendação é que as pessoas que possuem alguma patologia, como dores nas costas, façam primeiro o Pilates Estúdio e que as gestantes, que não praticavam Pilates antes de engravidar, esperem o fim do primeiro trimestre de gestação.

Quem está há muito tempo sem fazer exercícios ou se recuperando de uma cirurgia, precisa de algum preparo físico ou condicionamento para dar início ao Pilates?

Não. O Pilates é um método de condicionamento físico e, atualmente, tem sido considerado uma das melhores formas de trabalhar o corpo e a mente. Só é importante respeitar o seu ritmo e os limites do seu corpo.

Quais benefícios o Pilates pode trazer para uma mulher grávida?

Exercício físico na gravidez é muito importante e, como todo cuidado nessa fase é bem vindo, vejo que o Pilates pode ser a melhor opção, pois deixa a gestante com a mente tranqüila e com maior consciência e percepção do seu corpo, já que este está mudando tão rapidamente.
Fortalecer esse grande cinturão lhe deixará com mais músculos e disposição para a fase final da gravidez e o retorno do corpo será mais rápido já que a maior mudança é na região abdominal e a técnica é bem direcionada para essa parte do corpo.

É verdade que o Pilates deixa o abdome durinho? Há a necessidade de complementar com outros exercícios abdominais?

Essa técnica define o abdome e o deixa durinho por causa da respiração durante os exercícios. Devemos inspirar profundamente e, ao expirar, projetar o umbigo em direção às costas, contraindo os músculos da barriga. Além disso, todos os exercícios de Pilates são concentrados no grande cinturão – que compreende as regiões grande dorsal, abdome e nádegas – e por isso, fortalecem essa musculatura.

Pilates emagrece?

O Pilates não emagrece, mas desencadeia uma série de sensações que podem levar à perda de peso. Ou seja, os exercícios físicos ajudam a queimar calorias, a afinar e a modelar o corpo, e a respiração profunda trabalha a ansiedade. Com a respiração, oxigenamos mais o cérebro, o fluxo de pensamento cai e a ansiedade também. Com esta sensação de bem-estar que a técnica proporciona, comemos menos e, conseqüentemente, emagrecemos.

Quem tem problemas musculares ou tendinite pode praticar Pilates?

Quem tem algum problema como a tendinite deve avisar o professor para que ele adapte alguns exercícios para que você não sinta dor ou desconforto. O Pilates, se bem praticado, pode ajudá-la a se recuperar. Os exercícios ajudam a fortalecer os músculos fracos, alongar os tensos e ainda levam ao relaxamento.

O Pilates pode mudar meu estilo de vida? Como?

Sim, pode mudar de várias maneiras, pois cada pessoa é única e a técnica respeita muito isso. Tenho alunos que, após praticarem Pilates, passaram a dormir mais e melhor, outros que pararam de tomar remédio para o intestino, ou que tomavam remédio para dor nas costas há anos e depois de seis meses de exercícios não tomavam mais.
Existem também casos de alunos que, com a técnica, descobriram coisas de si mesmo que não descobriam na terapia. Tenho atletas e bailarinos que nunca mais conseguiram tiraram o Pilates do seu treinamento, pelo fato da técnica melhorar muito a sua performance.
Ao entrar em contato com o Pilates, a pessoa entra em contato com as suas “áreas débeis”. A primeira coisa a fazer é aceitar essas áreas, para assim poder modificá-las, tornando-se assim uma pessoa mais forte e segura. Quem modifica o corpo, modifica a vida num todo.

Onde praticar pilates?

Primeiro, é muito importante prestar atenção se o que você está recebendo como Pilates realmente é Pilates. A técnica não parece com ginástica localizada, não é Yoga, e tão pouco uma aula somente de alongamento.

Os exercícios são lentos, com pouca repetição, uma ênfase muito grande na respiração (que é diferente da do Yoga). Os movimentos são coordenados com a respiração e são específicos da técnica, não sendo adaptados de uma aula de localizada.

Tem muita gente vendendo gato por lebre é preciso prestar atenção!!!

 

Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net